20091110

Ottawa - Crianças angolanas visitaram a Embaixada de Angola no Canadá










*
Ottawa – Crianças angolanas, residentes na cidade canadiana de Montreal, província de Quebec, visitaram, no final de semana, a Embaixada de Angola no Canadá.

Guiados pelo diplomata Henrique Assis, os petizes visitaram as instalações da missão diplomática e aproveitaram para tirar fotografias, num evento promovido pelo Sr. Antonio F. Sebastian e a direcção da comunidade angolana em Montreal, em saudação ao Dia da Independência Nacional, que se comemora a 11 de Novembro próximo.

Os meninos ficaram encantados com as peças de arte, esculturas e quadros do país que avistaram numa das salas e não perderam igualmente a chance de as fotografar.

Após radiografarem as instalações, as crianças foram encaminhadas para a sala magna da embaixada onde foi feita uma apresentação em "power-point" dos símbolos do país, como a bandeira nacional, a insígnia, o mapa, os principais recursos naturais, bem como lhes foram apresentados os membros do governo e os magistrados do Estado.

Assistiram igualmente um documentário que explica a história do país desde a era colonial a actualidade, ressaltando os principais marcos históricos como o início da luta armada, a Independência, as figuras dos presidentes Agostinho Neto e José Eduardo dos Santos, bem como a guerra que eclodiu no país logo após a Independência.

Os meninos puderam igualmente ver na referida peça jornalística as várias assinaturas dos acordos de paz, com destaque para as Bicesse e Lusaka.

As crianças ficaram maravilhadas em testemunhar no documentário o abraço de paz entre o Presidente Eduardo dos Santos e o general Kamorteiro que deu inicio a uma nova era na história do país.

Foi-lhes mostrado igualmente as obras que o governo vai realizando um pouco por todo o país, bem como os principais aspectos da cultura, desporto e turismo.

Foram de igual modo lidas mensagens do administrador da cidade de Montreal, Gerald Tremblay, bem como de um parlamentar provincial de Quebec, Emmanuel Dubourg, endereçadas aos angolanos em alusão o 34º aniversário da Independência Nacional.

Em gesto de agradecimento, as crianças afirmaram terem ficado bastante satisfeitas com as “honras e a atenções” que lhes foram dedicados porque as animava a regressar mais vezes àquela “casa de Angola”.

Salientaram que apesar de estarem a viver numa terra distante, nunca tiveram dúvida de que são angolanos e por isso, tal como escreveu o Poeta Agostinho Neto, também afirmaram: "havemos de voltar a nossa terra linda".
A visita culminou com um almoço de confraternização entre os petizes e os funcionários da missão diplomática angolana, onde foram agraciadas com alguns brindes.


Sem comentários: