20141125

Montreal - Dipanda 2014




FESTA DE INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA
Muita musica e boa comida
Reportagem de Norberto Aguiar

Sabado, dia 22 de novembro, pelas 20h00, teve lugar no Centro Santa Cruz a festa de independência de Angola. A falta de embaixador – Agostinho Tavares foi colocado em Washington, no que pode ser visto como uma promoçao importante na sua carreira diplomatica - esteve em Santa Cruz, em representaçao da embaixada, a primeira secretaria, Senhora Destineza de Almeida.

A festa, que reuniu cerca de 300 pessoas, foi agradavel de seguida, por haver muita musica, o que nao deixa de ser proprio de todo africano que se preze, e uma mesa cheia de melhores e mais bem preparadas iguarias! Neste ultimo caso ficamos deveras impressionados!

Depois, houve passagem de modelo, onde as roupas exibidas tinham chancela angolana, onde as cores garridas e vivas davam bem a dimensao do gosto que tem os angolanos pelo bem vestir.

A organizaçao da festa esteve a cargo da Comissao provisoria que se oucpa de dirigir a Casa de Angola de Montreal, de vez em quando a braços com problemas entre os dirigentes… formada por oito membros, é, na verdade, Antonio Magalhaes que mexe os cordelinhos, o que nao admira por ter sido um dos fundadores do organismo, por isso muito por dentro dos seus problemas, espera-se que também mais preparado para encontrar as soluçoes. Quando se lhe pergunta sobre as dificuldades diretivas da associaçao, Antonio Magalhaes prefere desviar a nossa atençao para as coisas boas que a sua organizaçao pode construir no futuro. ‘’Amigo, tudo se resolve nesta casa. Vai devagarinho, mas isto vai’’, diz com um sorri para logo apresentar ar de muito sério.

Mas o Antonio Magalhaes por mais que queira evitar de falar das dificuldades da sua organizaçao, nao o pode fazer porque a propria secretaria da embaixada, na sua intervençao, nao deixou de aflorar os problemas da Casa de Angola.

Para começar, a Senhora Destineza de Almeida foi logo ao fundo dos problemas, dizendo, nomeadamente que ‘’ha que respeitar a opiniao de cada individuo. Ha que haver muito dialogo, mas dialogo construtivo e cada um tem de ser capaz de fazer a sua critica’’. Logo a seguir, agora puxando a sua intervençao para as relaçoes casa de Angola versus embaixada, adiantou que ‘’nao é normal a embaixada enviar a Montreal um seu representante para falar a comunidade sobre assuntos do seu interesse e esse representante depara-se apenas com alguns dos dirigentes da associaçao. Queremos vir mas vocês têm de participar nas actividades da organizaçao’’, adiantou com algum desgosto. Mas disse mais a Senhora Destineza de Almeida, chegando ao ponto de dizer que era escusado irem a Ottawa gastar dinheiro quando os problemas podem ser resolvidos em Montreal. A sua alocuçao terminou com um apelo a uniao de todos, a uma maior participaçao nas atividades da Casa montrealense e para que se acabem com as diferenças entre angolanos sejam eles de que provincia for.

A festa dos 39 anos de independência de Angola começou com o hino nacional e terminou com o corte do bolo de aniversario., feito pela secretaria da embaixada. Um minuto de silêncio também foi respeitado, ‘’por todos aqueles e aquelas que morreram por Angola’’.

Antes de deixarmos a sala do Centro Santa Cruz ainda fomos postos ao corrente de que o proximo embaixador no Canada deve chegar entre os periodo dos dias 15 e 20 de dezembro p.f.

Entretanto, aqui ficam os nomes dos oito dirigentes que e se ocupam da Casa de Angola no momento atual.

Kiluange Fortunato

Alberto Rangel

Maria Paixao Ferreira

José de Figueiredo

Margarida Stella Tomas

Amélia da Costa

Joao Freitas

Antonio Magalhaes

Como rodapé, acrescentaremos que ainda houve tempo para uma pequena demostraçao de taekwondo, com José de Figueiredo e um dos seus colegas de escola. De resto, José de Figueiredo, quando em Angola, e isto desde jovem, praticou esta modalidade desportiva, acima de tudo considerada de defesa.

As animadoras da noite foram Leila Calisto e Cristina Manuel. Ja Manuel dos Santos agiu como ensaiador do grupo de dança.

Fonte : LusoPress

Sem comentários: